Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (ADA)

Diretrizes para o Acompanhamento do Desempenho Acadêmico
A Resolução nº 71, de 23 de fevereiro de 2024, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), estabelece diretrizes para o Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (ADA) e define as condições para o desligamento de estudantes dos cursos de graduação. O ADA é um processo pedagógico que visa monitorar e orientar os estudantes, garantindo a integralização curricular dentro dos prazos estipulados nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), além de prevenir a retenção e a evasão.

O ADA é estruturado em três linhas de acompanhamento:

Monitoramento do Estudante Iniciante (MEI): Focado nos estudantes dos primeiros dois semestres, o MEI envolve estratégias de ensino-aprendizagem e gestão acadêmica para prevenir a retenção e evasão. A coordenação, o colegiado do curso e os departamentos são responsáveis por avaliar semestralmente o desempenho desses estudantes, utilizando parâmetros como índices de reprovação, evasão, coeficiente de rendimento, carga horária integralizada, trancamentos e outras vulnerabilidades identificadas. Os diagnósticos e ações resultantes do MEI devem ser incluídos nos relatórios de gestão da coordenação do curso e publicados no site do curso.

Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE): Destinado a estudantes a partir do terceiro semestre com baixo desempenho acadêmico, o PAE busca prevenir desligamentos e auxiliar na recuperação do desempenho. A coordenação do curso deve identificar esses estudantes e elaborar, em conjunto com eles, um plano personalizado que pode incluir redução da carga horária, participação em atividades de apoio pedagógico e orientação acadêmica.

Plano de Integralização Curricular (PIC): Voltado para estudantes que ultrapassaram o tempo regular do curso sem concluí-lo, o PIC tem como objetivo auxiliar na conclusão da graduação. A coordenação do curso, juntamente com o estudante, deve elaborar um plano que contemple a sequência de disciplinas e atividades necessárias para a integralização curricular no menor tempo possível.

A implementação dessas linhas de acompanhamento visa assegurar que os estudantes recebam o suporte necessário para superar dificuldades acadêmicas, promovendo a permanência e a conclusão bem-sucedida dos cursos de graduação na UFES.

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