Laboratório de Estatística oferece consultoria a projetos de pequeno porte. Vagas abertas

O Laboratório de Estatística (Lestat) da Ufes abriu 30 novas vagas para o serviço gratuito de assessoria estatística dirigido a projetos de pequeno porte. O serviço é aberto à comunidade interna e externa.

Para solicitar o atendimento, é necessário preencher a ficha de inscrição disponibilizada em um formulário on-line. Após a inscrição, será feita uma triagem, para que a equipe do Laboratório verifique a viabilidade de atendimento, que é realizado por ordem de solicitação.

Consultoria

O Lestat tem por objetivo disponibilizar à comunidade em geral consultorias em estatística para dar apoio a pesquisas e atividades ligadas a problemas reais, que necessitam de análise estatística dos dados. Com as atividades do laboratório, o Departamento de Estatística pretende divulgar a Estatística em suas diversas áreas de atuação; complementar a formação profissional dos estudantes do curso, criando oportunidades de aplicação das técnicas estudadas ao longo da graduação; e promover a interação da Estatística com outras áreas do conhecimento dentro da Universidade e com outras instituições públicas e privadas.

O serviço do Lestat é gratuito, porém são exigidas contrapartidas, caso o atendimento envolva a realização de análises estatísticas e produção de relatórios. Entre as contrapartidas requeridas estão: coautoria em trabalhos publicados fundamentados em análises por parte dos alunos que as fizeram; autorização para uma eventual utilização dos dados para fins didáticos, com a fonte devidamente citada; autorização para uma eventual utilização dos dados para fins de ilustração de métodos científicos, apresentados em congressos ou publicações, com a fonte devidamente citada e/ou coautoria por parte do solicitante; e autorização para que os alunos que desenvolveram as análises eventualmente façam uma apresentação oral e pública dos resultados obtidos.

O Laboratório também não aceita demandas que requeiram confidencialidade total do banco de dados.

Mais informações estão disponíveis no site do Lestat.

Tags: