A 61ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) será realizada na cidade de Salvador, BA, no período de 23 a 25 de maio de 2016. A organização do evento está a cargo do Conselho Diretor da RBras e do Departamento de Estatística da UFBA.
A RBras é uma Sociedade Científica Internacional, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos e representa uma das regiões da The International Biometric Society (IBS), direcionada aos pesquisadores que trabalham com os aspectos Matemáticos e Estatísticos das pesquisas desenvolvidas em Biologia, Medicina, Ecologia, Análise de Riscos, Geografia, Agronomia, Economia e áreas afins. A Sociedade foi fundada em 08 de julho de 1955, em Campinas, no Instituto Agronômico e está incluída entre as mais tradicionais sociedades científicas do Brasil. A RBras procura estimular as atividades de pesquisa de seus sócios, incentivando e apoiando eventos científicos. A primeira reunião da RBras ocorreu em janeiro de 1956 no Instituto Biológico de São Paulo e até hoje foram realizadas 59 Reuniões Anuais. A partir de 1985, nos anos ímpares, as reuniões da RBras passaram a ser realizadas conjuntamente com o SEAGRO.
O primeiro SEAGRO foi realizado conjuntamente com a 30ª Reunião da RBras na ESALQ/USP, Piracicaba (SP) e contou com 350 participantes. Os três últimos simpósios, 13º, 14º e 15º SEAGRO, realizados com as 54ª, 56ª e 58ª reuniões RBras, contaram com 524, 469 e 357 participantes, respectivamente e ocorreram em São Carlos (SP), Maringá (PR) e Campina Grande (PB). O evento de 2015 em Presidente Prudente será especial por comemorar a 60ª RBras. A realização da 60ª Reunião da RBras e do 16º SEAGRO  tem por objetivo reunir pesquisadores de todas as áreas, que empregam a Estatística na tomada de decisões, para discutir processos de ensino-aprendizagem das técnicas estatísticas e de análises de dados e as formas de se ampliar o acesso ao conhecimento estatístico, promovendo intercâmbios multidisciplinares.
Tags: